Aeronave
escolhida para Projecto I
(1998/1999)

O protocolo do projecto descreve os requisitos (os resultados abaixo não foram confirmados).

 

 

 

Asa
Envergadura [m]
Área [m2]
Alongamento
Afilamento
Diedro [graus]
Incidência [graus]
Enflechamento [graus]
Perfil raiz
Perfil ponta
Torção [graus]
Empenagens
Perfil H
Coeficiente volume H
Perfil V
Coeficiente volume V
Fuselagem
Comprimento [m]
Altura [m]
Largura[m]
Aerodinâmica
CLmax (c/ flaps)
CLmax (s/ flaps)
CD0
K1
K
(L/D)max
Motorização
Potência [KW]
Hélice [m x grau]
Potência/Massa [KW/kg]
Desempenho
Vel. perda [km/h]
Vel. cruzeiro k[m/h]
Vel. máxima [km/h]
Razão subida [m/s]
Alcance [km]
Autonomia [min]
Corrida descolagem [m]
Distância descolagem [m]
Corrida aterragem [m]
Distância aterragem [m]
Massas
Vazia [kg]
Máxima [kg]
Combustível [kg]
Carga útil [kg]
Carga alar [kg/m2]
Cargas
Factor de carga

-

Ver imagem














































-

Ver imagem













































Bezugo

Ver imagem

7,000
7,500
6,530
-
5,000
-
-
NACA 632-415
NACA 632-415
-

NACA 632-012
-
NACA 632-012
-

8,000
-
1,350

2,095
1,382
-
-
-
12,000

223,8
1,800 x -
0,253

108,0
450,0
500,0
17,00
1246,0 (max)
403,0 (max)
-
147,0
-
168,0

597,00
883,00
94,00
192,00
117,73

+6/-3

figura 2

T-98D

Ver imagem

7,036
7,500
6,600
0,500
-
0,000
1,157
NACA 632-415
NACA 632-415
-3,000

NACA 632-012
0,620
NACA 632-012
0,050

6,787
1,177
0,803

1,960
1,200
0,0230
-0,0094
0,0812
12,982

223,8
1,830 x -
0,250

111,2
445,0
493,0
17,39
858,0
115,7
-
-
-
427,4

631,00
894,00
71,00
192,00
119,20

+6/-3

figura 2

T-98

7,100
7,800
6,463
0,500
4,000
0,000
1,182
NACA 632-415
NACA 632-415
-3,000

NACA 63A010
0,594
NACA 63A010
0,052

6,345
1,256
0,803

1,907
1,347
0,0224
-0,0074
0,0625
14,830

223,8
1,830 x -
0,245

112,7
438,1
483,8
17,42
736,0
99,6
137,0
198,0
213,0
594,0

644,00
912,00
70,00
198,00
116,92

+6/-3